Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de Moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. Nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além de criação de logos e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.
Você sabe a diferença entre público alvo e persona?
Para a definição do seu público alvo você vai utilizar aspectos mais abrangentes de possíveis clientes que podem comprar o seu produto. Então, dados demográficos, dados de classe social, dados de faixa etária… Você vai utilizar vários dados que são abrangentes, que peguem o máximo de pessoas que vão poder estar comprando o seu produto ou o seu serviço. Então, você pode pegar outros dados também como: se essa pessoa pratica exercício, se essa pessoa se alimenta bem… mas você não vai especificar isso agora.

Toda essa parte da especificação vai ficar pra persona, certo? Para você definir, você vai personificar o seu cliente ideal. Então, todos os hábitos: quantos filhos tem, que idade são, se viaja, viaja pra onde, o que que faz no lazer…
Você vai pegar todos os aspectos humanos e vai trazer pra sua persona, se tem ou não filhos, se fez ou não intercambio, se concluiu ou não o ensino médio, se fez uma pós graduação, fez em que, é formado em que, se não é formado… Enfim, na persona você vai especificar todos esses atributos.

Porque que o público alvo e a persona são tão importantes?
O público alvo serve para a sua segmentação, pra saber onde você vai rodar a sua campanha, a sua ação, a sua estratégia. Então, você tem que ter ele bem definido e abrangente pra atingir o máximo de pessoas possíveis que possam comprar o seu produto.

Pra persona você vai utilizar ela de uma maneira mais estratégica. Então, sempre que você tiver alguma dúvida, sempre que você desenvolver uma ação, você tem que pensar: essa pessoa aqui, meu cliente ideal, ele faria isso? Ele gostaria desse assunto? É relevante pra ele? Certo?
Então, temos aí as funções principais dessas duas ferramentas. Para o público alvo, a segmentação do mercado. E pra persona, a sua estratégia. Você sempre vai retornar para ela quando tiver alguma dúvida ou sempre que for desenvolver alguma coisa, se faz sentido para o seu cliente ideal.

Quem desenvolveu esse post?
Olá! Tudo bem?
Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.
Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.
Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.
Desde então, já atuei como Gerente de Marketing de grandes empresas, através da YSSA ajudei mais de 200 marcas de moda de todo o Brasil a tornarem as suas marcas cada vez mais fortes, relevantes e lucrativas.