O atual homem mais rico do mundo trabalha com marcas de moda

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Tenho certeza que você conhece todas essas marcas abaixo:

Louis Vuitton, Dior, Givenchy, Fendi e Tiffany&Co.

Todas icônicas, né?
Sabe o que elas têm em comum?

Todas pertencem ao francês Bernard Arnault. E a sua fortuna é avaliada em mais de $200 bilhões de dólares. Mas a história dele nem sempre foi assim…

O improvável magnata dos artigos de luxo é um engenheiro civil e começou sua trajetória na década de 70 conduzindo uma empreiteira herdada do seu pai.

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No início dos anos 80, ao retornar dos EUA para seu país de origem, viu uma oportunidade de comprar uma empresa têxtil que estava passando por uma forte crise financeira. A empresa recém adquirida detinha o controle de algumas marcas, dentre elas uma que se chamava Christian Dior.

Por conta das grandes dificuldades financeiras que o conglomerado estava passando, Bernard tomou uma difícil decisão: demitiu milhares de funcionários e fechou boa parte das marcas, mantendo a Christian Dior.

Ele percebeu que ao manter a Dior poderia aproveitar o timing perfeito para investir em artigos de luxo ao ver que o crescimento da riqueza no mundo estava aumentando. O problema é que a Dior de antigamente não era a mesma que conhecemos hoje.

Apesar de já ser uma marca icônica já naquela época, a empresa estava sendo ofuscada por concorrentes que tinham produtos mais atuais e contemporâneos.

A luta para se manter relevante estava prestes a ser perdida. E foi aí que Bernard fez uma jogada super estratégica que iria virar o jogo.

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Ele iniciou uma transformação radical, abordando novas estratégias de marketing de moda para revitalizar a marca trazendo de volta uma imagem mais moderna e inovadora. A contratação de novos designers e nova diretoria criativa foi essencial para trazer de volta o brilho da marca.

Com essa nova abordagem e com o sucesso da Dior, Bernard iniciou um agressivo processo de aquisições de outras marcas de luxo. A partir daí, o resto é história…

Dica: Quer ver um documentário que mostra vários momentos da virada de jogo de Bernard?

Então assista “O reino dos Sonhos” disponível no HBO max. É simplesmente imperdível!

Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

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