Tipos de fotografia de moda e como escolher o ideal para a sua marca

Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além da criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.

Existem ações estratégicas que levam as marcas a conseguir vender muito mais e alcançar o público ideal, e nesse post vamos te contar tudo! 

No conteúdo de hoje, trouxemos aqui todos os tipos de fotografia de moda para explicar pra vocês e algumas dicas de como escolher o modelo ideal para uma campanha ou para aplicar na imagem da sua marca de moda, então já anota tudinho aí para fazer acontecer!! 

Você sabia que existem diversos tipos de produção

fotográfica para moda? E cada uma tem uma especificidade e finalidade. Alguns exemplos são: Conceito, lookbook, editorial e lifestyle. Como eu decido qual o melhor pra minha marca? Como saber em qual estilo eu devo investir?

As imagens das marcas influenciam diretamente

em todos os pontos que a definem. Elas podem ser

produzidas de diversas maneiras e direcionadas

para diversos públicos.

Como saber em qual estilo de fotografia devo investir?

O primeiro passo para qualquer estratégia é conhecer bem o seu público, a gente sempre fala isso aqui, não é?! Mas não é cliché. Quando você conhece profundamente o seu cliente, você é mais assertivo nas suas decisões, e em relação à fotografia, não é diferente. Você precisa saber qual estilo de fotografia mais atrai o seu consumidor.

Nesse momento você também precisa ter bem definido qual o objetivo com essas fotos, onde elas serão veiculadas. Redes sociais (e quais são essas)? A marca possui e-commerce? Utiliza mídias físicas, como outdoors ou lookbook impresso? Todas essas informações são de extrema relevância. 

Dica: No instagram da YSSA  ja fizemos um post sobre o passo-a-passo da produção de uma campanha, se quiser, da uma olhadinha lá pra refrescar a memória.

instagram.com/yssamarketing 

Vamos aos tipos de fotografia de moda: 

01. Lookbook

Material técnico para venda de coleções; sua função é apresentar o produto com foco em vender. É usado principalmente em empresas de atacado ou marcas que estão começando e não tem orçamento para fazer

diversas campanhas. São fotos extremamente comerciais que visam mostrar o produto de maneira inteira (look frente e verso) e dando enfâse aos

detalhes e diferenciações. Por muito tempo a grande maioria das marcas realizavam essas foto

sem fundo branco e em estúdio, mas com o passar dos anos o formato se modernizou e se tornou mais dinâmico, muitas vezes feito em locações externas, cenários em estúdio diferentes ou em estúdio

usando diversas interferências gráficas.

Pro mercado atual, a gente aconselha a investir em um lookbook que venda além do produto, o lifestyle da marca, fator hoje primordial para engajamento e geração de valor. Não tem muito budget mas quer fazer um trabalho profissional? A nossa primeira dica é investir nos profissionais! Não importa se a locação não é tão glamurosa, o olhar para a foto, a iluminação e a composição dela como um todo é capaz de transformar um simples muro de rua em uma fotografia extremamente incrível.

Mas fotos em fundo neutro ainda possuem muita importância. Como assim? 

Atualmente essas fotos são utilizadas no e-commerce fazendo com que o cliente possa, na tela do seu computador ou celular, focar apenas na peça e em seus detalhes e isso ocorre porque o fundo branco, gera muito contraste. Para esse tipo de foto é de total importância o uso de uma iluminação que seja fiel à peça, que a cor do produto na foto, seja idêntica ao que é pessoalmente. Lembrando que para ecommerce, é fundamental a peça em 360°, a gente até sugere incluir um pequeno video da peça.

02. Editoriais de moda 

Na nossa opinião, esse é o modelo perfeito para contar a história da coleção e pra isso é necessário muito planejamento e pesquisa. Modelo, fotógrafo, cenários/locação, beleza e styling são indispensáveis. São aquelas imagens que impactam e fazem você querer olhar mais de perto todos os detalhes. 

Mas esse estilo de fotografia é somente pra revista? Nada disso! Essas fotos podem (e devem) ser feitas para usarmos nas redes sociais e lojas das marcas, coordenando todo o material que a marca já possui. Elas aumentam o valor da marca, tornam a identidade mais forte e ajudam a construir o universo daquela coleção.

De todos os tipos de campanhas, esse é o que pede um investimento maior. Apesar de amarmos um super ensaio, em externa, com uma super produção, a gente também sabe que nenhuma marca sobrevive apenas de imagem

Então aqui vai mais uma dica: Para produzir um

conteúdo com mais informação de moda de maneira mais acessível, aproveite a diária do lookbook para combinar com a equipe de separar 3 a 5 looks que mais representam a coleção para produzir imagens mais conceituais. Importante: É fundamental combinar tudo certinho com a equipe antes do shooting acontecer, inclusive em relação ao cronograma, para que tudo ocorra conforme planejado.

03. Lifestyle

O foco desse estilo de imagem é traduzir o estilo de vida da marca trabalhando associação e desejo para o seu público. E válido utilizar fotos de clientes no feed? Na nossa opinião, CLARO! Só não esquece de pedir autorização dele antes, tá?! Eles se sentem super prestigiados e sentem orgulho em fazer parte da história.

Dica: Essas fotos também podem ser realizadas junto ao editorial da coleção ou em parceria com influenciadoras ou em ações institucionais da marca. Fez um evento ou uma ação? Convida algumas convidadas e clientes para fazer vídeos e fotos durante a realização.

E esse foi o conteúdo de hoje, com algumas dicas de como escolher o estilo de fotografia de moda para a sua marca de moda na prática! Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, vêm da nossa prática e utilizamos com todos os nossos clientes. Então aproveita que esse conteúdo vale ouro! Gostaram do post de hoje? 

Quem desenvolveu esse post?

Olá! Tudo bem?

Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.

Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.  

Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

Quer receber novos conteudos?

Posts relacionados

4 motivos para investir em marketing de experiência

                                                           Case FARM @adorofarm  Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados.

Nossos produtos

Templates, planilhas e processos

Ferramentas para ajudar no dia a dia da sua marca e aumentar produtividade da sua equipe.

Como trabalhar com Marketing de Moda

E-book’s com direcionado para profissionais de marketing, donos de marcas e iniciantes.

Curso Online Marketing de Moda 360°

Curso online completo com foco na “graduação” de profissionais de marketing e marcas de moda.

Mentoria para pequenas marcas

Mentoria coletiva para pequenas marcas que precisam de mais resultados em curto prazo.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Avisos legais | Política de privacidade