Storytelling para marcas de moda

Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além da criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.

Existem ações estratégicas que levam as marcas a conseguir alcançar o público ideal, gerar desejo e vender muito mais, e nesse post nós vamos te contar tudo!

Você já ouviu falar em storytelling? 

No conteúdo de hoje, vamos te explicar o que é e como usar o storytelling para criar uma narrativa que gera desejo e agrega valor a sua marca de moda com exemplos práticos para você aplicar hoje mesmo, então já anota tudinho aí para fazer acontecer!! 

Antes de qualquer coisa, entenda de onde vem o termo storytelling

Story = História Telling = Contar

Você sabe a importância de contar histórias para a sua marca? 

Aqui na agência, usamos o storytelling para tudo!! Tudo mesmo! Nos nossos eventos, ações, redes sociais dos nossos clientes..

Em todos os nossos projetos utilizamos a metodologia de pré, durante e pós produção. Todas as etapas são extremamente importantes e estar atento influencia diretamente no resultado.

A mesma técnica é utilizada no storytelling; começo, meio e fim. E no marketing a gente vive contando histórias, não é mesmo? (Histórias verdadeiras, pelo amor de Deus!)

Mas por que o storytelling é importante? Porque ele retém a atenção! 

Essa técnica faz com que a pessoa permaneça presente, prestando atenção no que você está dizendo. Por isso a sequência é tão importante. Ela traz a sensação de ciclo se feita da maneira correta, a sua audiência é constante. 

É fundamental contar uma história consistente em tudo que você for fazer para sua marca. Para tudo mesmo! Eventos, fashion films, campanhas, conteúdo para redes sociais.

É muito fácil passar uma mensagem quando ela está inserida em um contexto, em uma história encantadora.

Um exemplo de como utilizamos o storytelling para os nossos clientes aqui na agência:

Para um fashion film: introdução, desenvolvimento, ápice e conclusão. Sempre prestando total atenção às cenas e às sensações proporcionadas. 

Num backstage de campanha, como a gente desenvolve o storytelling?

Início: Mostrando a montagem do cenário, a produção da modelo, montagem de equipamentos de iluminação

Meio: Mostrando o shooting acontecendo, melhores momentos, modelo fazendo as poses, composição.

Fim: Resultado final na tela, foto da equipe no final. 

Nos stories por exemplo, que são uma ferramenta excelente para fazer storytelling porque ele permite uma sequência ininterrupta. Aqui temos o costume de colocar capa em tudo, para preparar o público para o que está por vir. Após a capa, colocamos uma introdução e em seguida o conteúdo.

Na prática seria mais ou menos assim:

1. Capa: Batalhas de looks 

2. Introdução: Convidamos as blogueiras X e Y para mostrarem as escolhas delas para vocês. Confere com a gente e não deixa de votar nos seus looks preferidos em cada batalha.

3. Conteúdo: Mostrar os looks escolhidos sempre lado a lado com a caixinha correspondente a cada look bem perto da blogueira.

Dar sequência aos looks que foram escolhidos em seguida finalizar com um agradecimento e perguntar se as pessoas gostaram do material. Uma dica bacana é sempre falar no singular: Você gostou? Me conta qual seu look preferido? A forma perfeita de finalizar o storytelling é com uma chamada para ação que chame seus seguidores para interagir com o seu perfil, ou comprar o seu produto! 

Esses são apenas alguns exemplos de como você poderia fazer, mas existem de diversas formas.

Algumas dicas de como fazer bons storytellings na sua marca:

Desenvolva um mood board e um roteiro para te guiar. Assim, você vai conseguir entregar a informação por completo e captar a atenção da sua audiência.

• Encontre o seu tom, a sua maneira de se expressar. No digital você pode encarar como os emojis que usa, as palavras chaves, a formalidade ou não do seu texto e layout.

• Como qualquer história, você precisa usar a cronologia de começo, meio e fim.

• Trabalhe a história de maneira fluida, para que as pessoas não sintam o tempo passando.

• Pratique, pratique e pratique!

E esse foi o conteúdo de hoje, falando sobre Storytelling para marcas de moda! Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, vêm de muito estudo e da nossa prática e utilizamos com todos os nossos clientes. Então aproveita que esse conteúdo vale ouro! Gostaram do post de hoje? 

Quem desenvolveu esse post?

Olá! Tudo bem?

Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.

Há 12 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.  

Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

Quer receber novos conteudos?

Posts relacionados

4 motivos para investir em marketing de experiência

                                                           Case FARM @adorofarm  Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados.

Nossos produtos

Templates, planilhas e processos

Ferramentas para ajudar no dia a dia da sua marca e aumentar produtividade da sua equipe.

Como trabalhar com Marketing de Moda

E-book’s com direcionado para profissionais de marketing, donos de marcas e iniciantes.

Curso Online Marketing de Moda 360°

Curso online completo com foco na “graduação” de profissionais de marketing e marcas de moda.

Mentoria para pequenas marcas

Mentoria coletiva para pequenas marcas que precisam de mais resultados em curto prazo.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Avisos legais | Política de privacidade