Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além da criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.
Existem ações estratégicas que levam as marcas a conseguir vender muito mais e alcançar o público ideal, e nesse post nós vamos te contar tudo!
No conteúdo de hoje, vamos falar sobre alguns mitos sobre branding que sempre ouvimos na agência e trabalhando no mercado do marketing de moda, então já anota tudinho aí para fazer acontecer!!
Nesse post vou desmistificar alguns mitos e esclarecer muitas coisas sobre esse assunto!
E vamos ao top 4 de mitos que ouvimos por aqui:
Mito 1: Para trabalhar o branding na marca, precisa de uma verba muito alta.
Essa frase é uma das que nós mais ouvimos de clientes e alguns leigos em marketing, então faço questão de dizer sempre, você não precisa de muita verba para fazer acontecer um DNA e identidade únicos para a sua marca, porque branding é feito em todas as ações da marca, é construído todo santo dia, uma série de ações e coerências que são importantes para passar uma visão única da sua marca e transformar os clientes em uma comunidade, então é algo que se trabalha a longo prazo, se adaptando a sua verba!
Mas sim, obviamente que se a sua marca tiver uma boa verba, ela vai trabalhar muito melhor o branding!
Mito 2: Branding é só identidade visual
Essa frase é muito dita por pessoas que tem um contato mínimo e superficial com o assunto, às vezes é dita até por profissionais do nosso nicho, então desmistificando essa fala, identidade visual é só UMA parte do branding, mas nem de longe o branding se resume a identidade visual! Voltando ao que dissemos a respeito do mito 1, branding são todas as ações que uma marca toma, deste posicionamento até decisões mais básicas como contratar uma influenciadora, tudo isso é branding, tudo isso tem que ser coerente e tem que fazer sentido com a mensagem final que a marca quer passar, isso vai resultar na construção de valor da marca a longo prazo!
Mito 3: Não é um investimento necessário no início da marca
Um erro muito comum para empresários que estão começando uma marca de moda é não priorizar o branding, por conta da verba curta, por achar que é caro e deixar para investir depois ou por não saber da sua importância, mas o que eles não sabem é que o branding é como a personalidade da marca, e assim como uma pessoa vai moldando a sua personalidade desde a infância, com uma marca precisa ser igual, desde o momento em que ela é criada, ela já precisa ir afirmando a sua personalidade e mostrando ao seu público quem ela é.
Mito 4: Branding é só para grandes marcas
E esse mito é basicamente uma junção de todos os outros, alguns donos de marcas de moda costumam achar que trabalhar o branding vai sair caro, que não é necessário investir no início da marca por que é coisa de marca grande e outros já acham que o branding vai deixar a marca tão inacessível e com cara de grife que vai assustar os clientes, mas o que muitos não sabem é que toda marca tem concorrentes independente do seu público alvo e precisa trabalhar o seu branding e estratégias de acordo com o objetivo da marca e para o público que ela quer atingir, trabalhando a diferenciação e construindo uma identidade única para que não seja comparada a concorrência.
E esse foi o conteúdo de hoje, desmistificando alguns mitos sobre branding e esclarecendo algumas coisas sobre esse assunto! Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, vêm da nossa prática e utilizamos com todos os nossos clientes. Então aproveita que esse conteúdo vale ouro! Gostaram do post de hoje?
Quem desenvolveu esse post?
Olá! Tudo bem?
Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.
Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.
Há 12 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.