Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além da criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.
Existem ações estratégicas que levam as marcas a conseguir alcançar o público ideal e vender muito mais, e nesse post nós vamos te contar tudo!
Você já ouviu falar no termo share of mind ou share of heart dentro do marketing de moda?
No conteúdo de hoje, vamos te contar tudo sobre essa métrica usada para medir a popularidade de uma marca e como ela foi de share of mind para share of heart, com exemplos práticos para você entender e aplicar na sua marca de moda, então já anota tudinho aí para fazer acontecer!!
Para quem ainda não tinha ouvido falar nesses termos usados dentro do marketing de moda, vamos explicar.
Share of mind era antigamente uma métrica bastante usada por grandes empresas para mensurar sua força e popularidade.
O conceito de share of mind era mais voltado para pesquisa de mercado entre grandes empresas, por que vem do questionamento “Qual a primeira marca que vem a sua mente quando você pensa em um tipo específico de empresa?”
E entre as maiores marcas do mercado com amplas participações e investimentos em publicidade, como marcas de luxo ou marcas popularmente conhecidas, que sempre eram citadas a pessoas que responderam essa pergunta.
As marcas que normalmente eram citadas, eram marcas que possuem várias lojas, que tem um marketing intenso e integrado.
Mas esse questionamento mudou.
Com o passar do tempo, as marcas foram descobrindo que outra métrica muito valiosa para o consumidor são experiências e memórias afetivas, então o novo questionamento para saber que marcas que tem o coração dos consumidores se tornou “Qual a primeira marca que vem na sua cabeça quando se trata de experiências boas?”
Assim, passamos de Share of Mind para Share of Heart.
O conceito de Share of heart é saber que marca que além de estar na sua mente, está também presente em forma de memórias boas no seu coração, a primeira marca que você tem uma lembrança afetiva.
Provavelmente, você irá recordar de marcas que estiveram presentes em momentos especiais da sua vida, marcas que você possui uma relação especial, que você consome porque é fã, porque ama!
Assim, como nós já falamos em outros posts aqui no blog, a marca vai fidelizar esse cliente por conta de uma experiência positiva que ele teve não só em um momento especial da sua vida pessoal, mas com experiências positivas dentro da loja, com um atendimento rápido, otimizado e personalizado, com um brinde especial, com uma loja cheirosa e bem linda, com uma experiência positiva com o e-commerce e entrega da marca e muitos outros detalhes que fazem total diferença na percepção que o cliente terá dessa marca.
Uma estratégia que costumamos usar com os clientes aqui da agência é fazer eventos mensais para os clientes de cada marca que vão inevitavelmente proporcionar uma boa experiência e memórias que vão ficar marcadas para eles.
Então entenda que, o que é mais relevante hoje é sim a experiência, por que isso, além de fidelizar o seu cliente, vai transformá-lo em fã, e inevitavelmente sua marca irá se tornar uma Share of Mind!
E esse foi o conteúdo de hoje, falando sobre o conceito de Share of Mind e Share of Heart! Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, vêm de muito estudo e da nossa prática e utilizamos com todos os nossos clientes. Então aproveita que esse conteúdo vale ouro! Gostaram do post de hoje?
Quem desenvolveu esse post?
Olá! Tudo bem?
Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.
Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.
Há 12 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.