Identidade de marca além do visual

Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além da criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.

Existem ações estratégicas que levam as marcas a conseguir vender e alcançar o público ideal, e nesse post vamos te contar tudo! 

No conteúdo de hoje, trouxemos aqui algumas dicas de como ter uma identidade de marca forte além da identidade visual, e como aplicar essas dicas na prática na sua marca de moda, então já anota tudinho aí para fazer acontecer!! 

Identidade de marca é construída com o branding, e muitas pessoas pensam que branding é só sobre identidade visual, mas vai muito além! 

No desenvolvimento do universo de marca você precisa criar memórias, lembranças e para isso, você pode utilizar os sentidos.

Tenha uma comunicação visual única em todos os pontos de contato para que o cliente gera imediatamente uma identificação. Claro que a identidade visual sempre será a mais marcante, pelos elementos, cores, texturas, fontes e até o Visual Merchandising usado na loja, a ambientação, iluminação, roupas usadas pelos vendedores, mas principalmente o Visual Merchandising! Tudo que é visual, quando visto em qualquer outro lugar, faz com que o consumidor tenha lembranças e isso gera um link direto na sua memória em relação a alguma experiência ou contato com a marca.

Tenha uma identidade olfativa específica, exclusiva, que transmita o DNA da marca, para que sempre que o cliente tenha contato com a marca, através do olfato ele ative as lembranças positivas ou até mesmo quando não tiver no ambiente da loja ele recorda “o cheiro da loja X”. Isso acontece muito com as marcas que possuem identidade olfativas bem características. Você pode usar o “cheirinho” da marca, não só na loja, como nas roupas, nos pedidos que vão ser enviados, nos brindes, nas cartinhas para os clientes e em todos os possíveis pontos de contato do consumidor com a marca!  A marca que se destaque nesse quesito é a Melissa, que tem um cheiro tão característico e marcante na loja e nos produtos que se tornou impossível não reconhecer ou lembrar da marca!

Marcas com playlists à cara de seus clientes se fazem presentes em momentos especiais. Quando você escuta música você está num momento especial, de relaxamento.. a música é uma maneira de positivar os ânimos, momento em grupo ou pessoal. Imagina a sua marca fazendo parte desses momentos na vida dos seus clientes? Muitas marcas já fazem playlists de acordo com o gosto musical da sua persona, postam nas redes sociais e usam essas playlists na loja também, mas uma marca que se superou nesse quesito foi a FARM, que criou a rádio FARM! 

E todas essas estratégias, quando usadas juntas, fazem com que a marca seja muito mais lembrada, reconhecida e marcante! Então crie uma marca forte com essas estratégias e proporcione experiências únicas e marcantes para os seus clientes!

E esse foi o conteúdo de hoje, com algumas dicas de como criar uma marca com uma identidade e de fácil associação na prática! Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, vêm da nossa prática e utilizamos com todos os nossos clientes. Então aproveita que esse conteúdo vale ouro! Gostaram do post de hoje? 

Quem desenvolveu esse post?

Olá! Tudo bem?

Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.

Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.  

Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

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