Green fashion

Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de Moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além de criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.

No post de hoje você encontrará reflexões e formas de adaptar a sua empresa para aderir a esse movimento tão indispensável que é o caminho para uma sociedade mais consciente.

Sustentabilidade é a buzzword do momento, a preocupação pelo impacto que a indústria tem sob o meio ambiente é um fator de decisão de compra cada vez mais forte.

A moda sustentável tem como objetivo reduzir ao máximo o impacto ecológico e socioeconômico daquela peça no planeta. Como assim? Ao pedir a revisão da cadeia de produção, ao nos certificar que a manufatura da matéria prima segue os padrões e a nós, enquanto marca fazemos o que pudermos com atitudes do dia a dia para reduzir esse impacto fará uma grande diferença no impacto negativo para o mundo.

A Indústria da moda contribui com mais de 8% de todos os gases do efeito estufa, por isso foi criada uma estratégia macro de sustentabilidade, onde existem 7 formas diferentes para um negócio de moda que seja sustentável.  

A empresa sueca Green Strategy definiu 7 formas para um negócio de moda sustentável e nós explicamos sobre cada uma das formas para incentivar vocês a levarem um pouquinho para as marcas de vocês.

A ideia é que todas as marcas se encaixem em no mínimo uma dessas categorias 

1. Feito sob medida

Produção feita apenas de acordo com a demanda. 

Esse formato é clássico né? A nossa indústria começou assim, com alfaiates e costureiras, as peças eram criadas sob demanda de acordo com o cliente.

2. Eco e Limpo

Com todas as fases da produção de maneira mais limpa, por exemplo, com a redução da utilização de água ou a reutilização da mesma.

3. Alta qualidade e atemporal

Produtos com longo ciclo de vida tanto pela qualidade quanto pela a atemporalidade do design. 

Sabe aquela bolsa que foi passada de geração em geração e ainda está intacta? Ou aquela jaqueta jeans básica? Pois é, esses são os produtos que se encaixam nessa categoria.  

4. Justo e ético

Transparência nos processos, valorização dos colaboradores, preservação do direito humano e dos animais.

A sustentabilidade não para no meio ambiente, o seu conceito envolve o âmbito socioeconômico também, por isso, os direitos humanos e dos animais também estão presentes na discussão.  

5. Reparo, redesign e upcycle

Incentivo ao reparo e não as novas compras, ressignificação das peças.  

“Nós não podemos comprar o nosso caminho até a sustentabilidade” é com esse pensamento que muitas marcas estão incentivando o reparo das próprias peças e pedindo para o consumidor descartar menos produto. 

6. Aluguel, empréstimo e troca

Formato de roupas compartilhadas. 

Novas marcas começaram a surgir com o conceito de guarda roupa compartilhado como a Blimo e de troca como a Bunz. 

7. De segunda mão e vintage

Proporcionando uma segunda vida ao produto.

A crescente da cultura do brechó é notória, né? Tanto presenciais quanto em formato online chegaram pra ficar!  

Ao conhecer e analisar esses 7 pontos, o seu modelo de negócio e a sua marca podem ser reformulados de alguma maneira que se encaixe nesses formatos.

Quem desenvolveu esse post?

Olá! Tudo bem?

Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.

Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.

Desde então, já atuei como Gerente de Marketing de grandes empresas, através da YSSA ajudei mais de 200 marcas de moda de todo o Brasil a tornarem as suas marcas cada vez mais fortes, relevantes e lucrativas.

Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

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