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Fotografia de moda

Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de Moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. Nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além de criação de logos e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.

Você sabia que existem diversos tipos de produção fotográfica para moda? E cada uma tem uma especificidade e finalidade? Alguns exemplos são: Conceito, lookbook, editorial e lifestyle. Como eu decido qual o melhor para minha marca? Como saber em qual estilo eu devo investir?

As imagens das marcas influenciam diretamente em todos os pontos que a definem. Elas podem ser produzidas de diversas maneiras e direcionadas para diversos públicos.

Como saber em qual estilo de fotografia devo investir?

O primeiro passo para qual quer estratégia é conhecer bem o seu público, a gente sempre fala isso aqui, não é?! Mas não é cliché. Quando você conhece profundamente o seu cliente, você é mais assertivo nas suas decisões, e em relação à fotografia, não é diferente. Você precisa saber qual estilo de fotografia mais atrai o seu consumidor.

Nesse momento você também precisa ter bem definido qual o objetivo com essas fotos, onde elas serão veiculadas. Redes sociais (e quais são essas)? A marca possui e-commerce? Utiliza mídias físicas, como outdoors ou lookbook impresso? Todas essas informações são de extrema relevância.

Dica: Lá no IG da Yssa já fizemos um post sobre o passo-a-passo da produção de uma campanha, se quiser, dá uma olhadinha lá para refrescar a memória.

Lookbook

Material técnico para venda de coleções; sua função é apresentar o produto com foco em vender. É usado principalmente em empresas de atacado ou marcas que estão começando e não tem orçamento para fazer diversas campanhas.

São fotos extremamente comerciais que visam mostrar o produto de maneira inteira (look frente e costas) e dando ênfase aos detalhes e diferenciações.

Por muito tempo a grande maioria das marcas realizavam essas fotos em fundo branco e em estúdio, mas com o passar dos anos o formato se modernizou e se tornou mais dinâmico, muitas vezes feito em locações externas, cenários em estúdio diferentes ou em estúdio usando diversas interferências gráficas.

Pro mercado atual, a gente aconselha a investir em um lookbook que venda além do produto, o lifestyle da marca, fator hoje primordial para engajamento e geração de valor.

Não tem muito budget mas quer fazer um trabalho profissional? A nossa primeira dica é investir nos profissionais! Não importa se a locação não é tão glamurosa, o olhar para a foto, a iluminação e a composição dela como um todo é capaz de transformar um simples muro de rua em uma fotografia extremamente incrível.


Mas fotos em fundo neutro ainda possuem muita importância. Como assim?

Atualmente essas fotos são utilizadas no e-commerce fazendo com que o cliente possa, na tela do seu computador ou celular, focar apenas na peça e em seus detalhes e isso ocorre porque o fundo branco, gera muito contraste.

Para esse tipo de foto é de total importância o uso de uma iluminação que seja fiel à peça, que a cor do produto na foto, seja idêntica ao que é pessoalmente. Lembrando que para e-commerce é fundamental a peça em 360°, a gente até sugere incluir um pequeno vídeo da peça.

Com vocês, o nosso modelo preferido: Os editoriais de moda.

Na nossa opinião, esse é o modelo perfeito para contar a história da coleção e para isso é necessário muito planejamento e pesquisa. Modelo, fotografo, cenários/locação, beleza e styling são indispensáveis. São aquelas imagens que impactam e fazem você querer olhar mais de perto todos os detalhes.

Mas esse estilo de fotografia é somente pra revista? Nada disso! Essas fotos podem (e devem) ser feitas pra usarmos nas redes sociais e lojas das marcas, coordenando todo o material que a marca já possui. Elas aumentam o valor da marca, tornam a identidade mais forte e ajudam a construir o universo daquela coleção.

De todos os tipos de campanhas, esse é o que pede um investimento maior. Apesar de amarmos um super ensaio, em externa, com uma super produção, a gente também sabe que nenhuma marca sobrevive apenas de imagem.

Então aqui vai mais uma dica: Para produzir um conteúdo com mais informação de moda de maneira mais acessível, aproveite a diária do lookbook para combinar com a equipe de separar 3 a 5 looks que mais representam a coleção para produzir imagens mais conceituais.

Importante: É fundamental combinar tudo certinho com a equipe antes do shooting acontecer, inclusive em relação ao cronograma, para que tudo ocorra conforme planejado.

E a imagem de lifestyle?

O foco desse estilo de imagem é traduzir o estilo de vida da marca trabalhando associação e desejo para o seu público. É válido utilizar fotos de clientes no feed? Na nossa opinião, CLARO! Só não esquece de pedir autorização dele antes, tá?! Eles se sentem super prestigiados e sentem orgulho em fazer parte da história.

Dica: Essas fotos também podem ser realizadas junto ao editorial da coleção ou em parceria com influenciadoras ou em ações institucionais da marca. Fez um evento ou uma ação? Convida algumas convidadas e clientes para fazer vídeos e fotos durante a realização.

Gostou? Qual estilo você já usa ou a partir de agora quer começar a utilizar na sua marca?

Quem desenvolveu esse post?

Olá! Tudo bem?

Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.

Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.

Desde então, já atuei como Gerente de Marketing de grandes empresas, através da YSSA ajudei mais de 200 marcas de moda de todo o Brasil a tornarem as suas marcas cada vez mais fortes, relevantes e lucrativas.

Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

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