Fatores de sucesso e de fracasso no e-commerce para marcas de moda 

Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além da criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.

Existem ações estratégicas que levam as marcas a conseguir vender muito mais e alcançar o público ideal, e nesse post vamos te contar tudo! 

No conteúdo de hoje, trouxemos aqui os principais fatores de sucesso e de fracasso para o e-commerce de marcas de moda, então já anota tudinho aí para fazer acontecer!! 

A loja online para marcas de moda é uma ferramenta que apesar de ter se popularizado muito com a pandemia e o novo comportamento de compra do consumidor dessa geração, que são as compras online, ainda é uma ferramenta de venda que os donos de marca não conseguiram desmistificar 100%, e agora nós vamos te ajudar mostrando os principais erros e acertos que as marcas de moda podem cometer usando o e-commerce! 

Principais fatores determinantes para fechar vendas e para o sucesso de uma loja online

 01. Preço 

Fator decisivo para o cliente preferir comprar pelo site, com cupom de desconto ou frete grátis, algo que seja determinante e que faça o cliente querer comprar no e-commerce. 

O valor sendo o mesmo da sua loja física ele pode preferir ir nela para ver o produto ao vivo.

02. Foto e descrição do produto

A descrição do produto tem que ser tão bem feita quanto um vendedor falando de todos os atributos do produto pessoalmente, um fator super relevante para o convencimento do cliente é uma descrição que já responde todas as dúvidas e curiosidades dele. A sua loja online também precisa de fotos bem lindas e com qualidade que mostrem todos os detalhes do produto! Assim ele terá menos dúvidas e vai comprar com muito mais facilidade. 

03. Prova social

Pessoas falando sobre o produto, comentários com foto e avaliações de clientes reais, também é um fator que pesa muito no momento da compra. Se o cliente tem alguma dúvida ou objeção, ao ver um comentário com uma foto real do produto e uma opinião sincera de quem já comprou, ele tira todas as dúvidas e decide com muito mais facilidade! Ter esse espaço para reviews de clientes no seu e-commerce gera credibilidade e confiança no seu produto!

Principais fatores de fracasso no e-commerce de moda

01. Não priorizar o e-commerce

O principal motivo de uma loja online não dar certo é a falta de aprimoramento, muitas vezes o dono da marca acha que quando ele tiver um e-commerce as vendas vão ser feitas sozinhas ou não dá prioridade às ações e estratégias que também precisam ser feitas na loja online. A loja online precisa de atenção e investimento tanto quanto a loja física.

02. Não direcionar a audiência para o site

A falta de direcionamento e indicativas para os seus clientes e audiência é um erro comum, e existem várias formas de indicar a sua audiência para o seu e-commerce, através do instagram, deixando o link na bio ou sempre usando a figurinha de link de direcionamento para o e-commerce nos stories da sua marca, através do atendimento pelo direct e pelo whatsapp, através do email marketing, usando também o facebook ads e várias outras de CTA. Da mesma forma que é divulgada uma loja física, com direcionamento para o endereço, divulgação da loja para as pessoas mais próximas daquela região e as demais estratégias de direcionamento para aquele espaço, existem também estratégias para divulgar e direcionar as pessoas para o link de endereço do seu e-commerce.  

03. Falta de estoque

Ou produtos com grade furada! Quando o dono da marca não tem mais um estoque de vários tamanhos de uma mesma peça, e não quer fazer promoção ou por ela em outlet como última oportunidade, ele coloca no e-commerce, isso não pode acontecer por que é uma das principais causas de abandono do carrinho do comprador! O e-commerce precisa ter um estoque próprio, com uma grade variada das peças e TODAS as peças que tem na loja física! O e-commerce não é para venda de peças que não venderam na loja física, ele é um ponto de venda igual ao físico também!  

04. Falta de planejamento! 

O maior erro dos donos de marca que fazem o e-commerce morrer de vez é a falta de planejamento! Às vezes o lojista quer vender 100 mil mas tem disponível no e-commerce um estoque de 50 mil e com grade furada, e nem imagina ou nem tem controle disso. O e-commerce é uma ferramenta de venda mensurável, e que PRECISA de planejamento e controle de tudo assim como qualquer outra empresa! Essa falta de planejamento a nível de estoque, de receita, do quanto investir em marketing de tráfego pago afeta muito no insucesso da loja online da marca. 

E esse foi o conteúdo de hoje, falando um pouco sobre o e-commerce e a sua importância para as marcas de moda! Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, vêm da nossa prática e utilizamos com todos os nossos clientes. Então aproveita que esse conteúdo vale ouro! Gostaram do post de hoje? 

Quem desenvolveu esse post?

Olá! Tudo bem?

Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.

Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área. 

Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

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