Diferenças entre influenciadora X modelo X criadora de conteúdo

Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além da criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.

Muitas pessoas entram em contato com a YSSA diariamente para  nos enviar o mídia kit, se apresentando como digital influencer, modelos e criadores de conteúdo, mas algumas vezes essas pessoas se confundem com essas áreas. Então resolvemos esclarecer as diferenças entre influenciadoras, criadoras de conteúdo e modelos! 

No conteúdo de hoje, trouxemos aqui algumas diferenças entre essas áreas para você saber quem chamar para uma collab ou contratar na sua marca de moda, então já anota tudinho aí para fazer acontecer!! 

É muito importante entender essa diferença, porque não é toda mulher bonita que é influenciadora, não é toda influenciadora que gera conteúdo e não é toda modelo que funciona como influenciadora e vice versa! 

Digital influencer


A primeira coisa que precisamos entender é que influência está diretamente relacionada à credibilidade e confiança! Todos nós somos influenciamos alguém a algo. O digital influencer é aquele que usa plataformas digitais para influenciar pessoas. Como expliquei aqui, todas as pessoas são influenciadoras, o que as difere são os meios que elas utilizam para influenciar os outros e o alcance que essa influência tem após ser construída. Uma pessoa que não expõe sua vida e seu trabalho na internet é influenciadora das pessoas que vivem ao seu redor, familiares, amigos, colegas de trabalho etc. 

Nós já falamos aqui que o marketing de influência não surgiu com as influenciadoras no instagram, da mesma forma que personagens de novela influenciam o público e celebridades influenciam quem os acompanha desde sempre, as influenciadoras digitais influenciam o seu público na plataforma digital em que atuam, seja ela o instagram, youtube, facebook, ou twitter. 

Não necessariamente essas influenciadoras criam conteúdo, elas podem influenciar apenas pela sua opinião, nicho, personalidade ou pelo que fazem. O público tem interesse em acompanhar a pessoa e saber sobre sua vida, rotina, hobbys, interesses, lugares onde ela frequenta e etc. 

Então é importante que essa influenciadora seja uma pessoa pública e com alcance crescente, essas são as maiores características delas! 

Content creator ou Criador de conteúdo

Diferente do digital influencer, o criador de conteúdo pode ou não ser uma pessoa pública, de certa forma ele influencia o seu público com o conteúdo do seu nicho, conteúdo informativo, educacional, Geralmente com a finalidade de vender o seu produto, mas o criador de conteúdo é sempre uma pessoa que passa seus ensinamentos de acordo com a sua experiência! 

Eu por exemplo, crio conteúdo no instagram @yssamarketing e estou presente em várias plataformas digitais, como telegram, aqui no blog, pinterest, twitter e youtube! O propósito de criar conteúdo na YSSA é educar o mercado da moda, marcas e pessoas que também trabalham com marketing de moda, com o direcionamento através dos nossos infoprodutos, que são cursos e ferramentas que ajudam marcas e profissionais no mercado da moda a fazerem o que fazemos na prática há quase 12 anos.

Muitas pessoas com a habilidade de criar conteúdo, vendem esses conteúdos para as marcas. Reels, vídeos, ou até mesmo conteúdo escrito. Com o criador de conteúdo aparecendo ou não, não há uma regra. Eles criam conteúdo sob medida para as marcas utilizarem em suas plataformas. 

Modelo 

As modelos podem ou não serem pessoas públicas também, o maior exemplo de modelo brasileira que se tornou uma grande influência no mundo foi a Gisele Bundchen!

Na cadeia da moda, as modelos tem como papel emprestar os seus corpos como uma vitrine para a criação do estilista, do stylist e devem representar e contar a história da marca, através do vestir e do actin (atitude para a foto). Já a influenciadora, bota a sua personalidade pessoal à frente da peça e apresenta a tendência para o seu público.    

Mas voltando a dúvida de vocês, que muitas vezes enviam o mídia kit de digital influencer como modelo e às vezes algumas modelos também se apresentam como influenciadoras, a diferença é que, como já falamos, nem sempre uma influenciadora vai funcionar como modelo para um shooting, mas se o objetivo da marca for gerar identificação com o público daquela influenciadora, é válido sim chamar a influenciadora para uma campanha! 

Tudo precisa ser analisado com clareza e com estratégias.

E esse foi o conteúdo de hoje, com algumas dicas de como diferenciar digital influencers, criadores de conteúdo e modelos e como usar essas dicas para decidir quem chamar para uma collab na sua marca na prática! Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, vêm da nossa prática e utilizamos com todos os nossos clientes. Então aproveita que esse conteúdo vale ouro! Gostaram do post de hoje? 

Quem desenvolveu esse post?

Olá! Tudo bem?

Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.

Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.  

Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

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