Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além da criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.
Todo mundo já sabe que uma campanha bem feita pode valorizar muito uma marca, não é mesmo?
No conteúdo de hoje, trouxemos aqui algumas dicas para você fazer uma campanha incrível para a sua marca, então já anota tudinho aí para aplicar e fazer acontecer!!
DICA 1 – Mood da campanha
Para isso, existem duas maneiras… A equipe de estilo passa um briefing com estampas, inspirações e cartela de cores ou o marketing apresenta assuntos e temas para a coleção.
A partir do briefing passado pelo estilo, a equipe de marketing tem o papel de pesquisar referências e criar um moodboard que contenha e expresse tudo que a marca pediu e principalmente que seja planejado de acordo com o objetivo que a marca quer alcançar e a mensagem que ela deseja passar com a campanha para agregar no branding dela.
DICA 2 – Pesquisa de referências
O moodboard será o roteiro da campanha, onde vão estar todas as informações e detalhes importantes como iluminação, ângulos das fotos, se as fotos vão ser de detalhes, mais fechadas ou abertas, se é um shooting conceito, se é lookbook, se é um shooting em estúdio ou externo, acting (poses para foto) das modelos, a beauty que será feita, cenografia, locação, objetos e acessórios que vão ser usados e etc. Tudo deve ser pesquisado e adicionado ao moodboard, depois do moodboard criado, é feito o “Call Sheet”, que é um documento com todas essas informações e sugestão de profissionais que vão trabalhar na produção, fotografia, beauty, modelos e a locação.
Esse documento será enviado para aprovação da marca e quando aprovado, deverá ser enviado para todos os profissionais.
DICA 3 – Escolha da equipe
Com o mood e detalhes definidos, é hora de definir a equipe! E como já falamos aqui, todos os profissionais precisam ser escolhidos de acordo com o mood, sempre acrescentando a essência da sua marca. Se certifique não apenas da qualidade do trabalho desses profissionais, mas também se são profissionais que tem uma forma de trabalho que faça sentido com a mensagem que você quer passar na campanha e na sua marca! Lembre sempre que a contratação de colaboradores também é posicionamento e associação estratégica! É importante que a equipe não tenha nenhuma desavença interna, por que isso acaba influenciando e até atrapalhando no resultado da campanha.
Depois de definido toda a equipe, prepare o “Call Sheet”, nesse documento você irá colocar todas as informações de horários, contatos e equipe para o shooting. É muito importante que toda a equipe receba o mood e call sheet com alguns dias de antecedência para eles se preparem para o grande dia.
DICA 4 – Dia do shooting!
Chegou a hora de executar tudo o que foi planejado! No dia é importante que toda a equipe esteja na locação no horário marcado. Enquanto a beauty é feita, você pode fazer as marcações no cenário, preparar os acessórios, alinhar equipe para troca de looks, retoque e etc. Lembre-se de gravar materiais de backstage e fashion film, eles vão ser super aliados na hora de lançar a sua coleção, você pode usar esse material antes de lançar a coleção para gerar expectativa e desejo nos consumidores e pessoas que acompanham a marca, esse material pode ser usado nos stories, no reels e como save the date para anunciar a data do lançamento.
E esse foi o conteúdo de hoje, com algumas dicas de ouro para idealizar uma campanha impactante, formas de usar essa campanha ao seu favor e como fazer uma na prática! Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, utilizamos com todos os nossos clientes. Então aproveita que esse conteúdo vale ouro!
Quem desenvolveu esse post?
Olá! Tudo bem?
Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.
Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.
Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.