Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de Moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. Nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além de criação de logos e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.
A persona guia todas as decisões de uma marca! De maneira simplista a persona é um “personagem” que engloba todas as características principais do seu cliente ideal.
Uma dúvida muito comum é a diferença de público-alvo e persona, mas quando você disseca os conceitos bem direitinho fica bem fácil de entender, vamos te mostrar!
O público-alvo é um grupo de pessoas que pode se interessar pelo seu produto. Normalmente o que se leva em consideração aqui é a idade, local onde mora, condição financeira, gênero e outras características mais abrangentes, como hábitos identificadores (se é atleta ou não/ se tem estilo mais good vibes ou não).
Importante: Quanto mais aspectos você leva em consideração para a delimitação do público-alvo, mais assertivas suas estratégias de marketing e vendas serão.
E a persona? Bom, se o público-alvo é um grupo de pessoas, a persona é uma pessoa que está inserida nesse grupo. É uma maneira de humanizar os dados adquirido pelo público-alvo, transformar números em características. E essas características aqui tem que ser muito específicas, como: Quem é? Qual a profissão? O que gosta de fazer no tempo livre? O que assiste no Netflix? Quais suas qualidades? Quais seus medos? É casada(o)? Tem filhos? Gosta de viajar pra onde?
Por exemplo, se o público alvo é: mulheres de 18-30 anos, classe B, que moram em São Paulo, podemos sugerir como persona a Júlia, 24 anos, formada em arquitetura, fez intercâmbio para Chicago, ama sair de noite com as amigas e acabou de começar a morar sozinha.
Deu pra entender a diferença? Enquanto o primeiro fala de um coletivo, a persona fala do ideal.
É normal uma marca ter mais de uma persona, ok? Se você sentir a necessidade de separar as personas, a gente aconselha a limitar a dois ou, no máximo, três grupos, pra marcas que dentro do seu mix, possuem segmentos diferentes.
Mas é importante ter em mente que quanto mais personas, ou quanto menos definida a sua, menos foco (segmentação) a sua estratégia terá, ok? E o que a gente precisa fazer é fazer um marketing voltado para a Júlia e não para mulheres de 18-30 anos, né?
Mas como crio uma persona? Como explicamos a persona é a humanização de dados, então precisamos colher esses dados primeiro. Se você tiver como, o ideal é conduzir uma série de entrevistas com as pessoas que são seu público-alvo, selecione as pessoas mais interativas das redes sociais, entre em contato com os clientes mais frequentes ou pergunte a pessoas que você imagina que terá o perfil do seu futuro cliente.
Depois de selecionado, o que eu pergunto? Primeiro, a ideia é buscar respostas orgânicas, então fuja do formato de questionário e converse! É muito bom quando o próprio entrevistado acrescenta na conversa trazendo novos assuntos.
Tenho os dados, e agora? Agora é organizá-los e elaborar a persona. Algumas perguntas que normalmente são respondidas são idade, cargo, hábitos, desafios, hobbies, estilo de vida, hábito de compra, que redes sociais usam, quem a influência… Aí a imaginação corre solta, porque quanto mais perguntas, melhor. Pode até pensar em como seria a casa dela, viu? Ah, super importante colocar um nome. Ajuda muito a tornar a persona real.
Depois de definida, espalhe a informação para toda sua equipe! É fundamental que toda a empresa conheça e entenda a sua persona, ok?
Quem desenvolveu esse post?
Olá! Tudo bem?
Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.
Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.
Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.
Desde então, já atuei como Gerente de Marketing de grandes empresas, através da YSSA ajudei mais de 200 marcas de moda de todo o Brasil a tornarem as suas marcas cada vez mais fortes, relevantes e lucrativas.