#clientesYSSA Marca: Iury Costa
Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de Moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. A nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para os nossos colaboradores, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além de criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.
No conteúdo de hoje, falamos tudo sobre branding para marcas de moda e como usá-lo na prática, então já tudinho anota aí!!
Quando conceituamos o que é o branding, entendemos que é gestão de marca, mas você deve se perguntar: Como isso acontece na prática? E como eu aplico na minha marca de moda?
O que é o branding para marcas de moda?
A resposta é simples, em TUDO que a marca faz!
Como a super Ana Couto sempre diz: “Marca é faz e fala”. Porque dos valores que regem a empresa à mídia, ele é tudo que a marca faz!
Identidade visual
Existe uma confusão em entende-lo como o visual da marca no geral, como a identidade visual, paleta de cores, identidade dos posts nas redes sociais, embalagens, pontos de venda e tudo que envolve a identidade institucional da marca no geral.
Visual também é branding sim, mas vai muito além da estética! Em primeiro lugar, são todas as decisões que são tomadas para a sua marca.
Como as ações, campanhas, o posicionamento, seu propósito, a ideologia que ela prega, o visual merchandising da loja, o endomarketing, seus colaboradores e a forma como é dado o seu treinamento, o que ela proporciona pro cliente no sentido de experiência (não só no ponto de venda, mas em todos os pontos de contato com a marca), com quem a imagem da marca está atrelada, as influenciadoras que ela escolhe para representarem a marca… Enfim, todas as decisões que são tomadas para a marca no geral.
Gestão de marca
A gestão de marca envolve todos esses personagens; mercado interno, externo, planejamentos, projetos, parcerias, treinamentos, bonificações.
E lembra que eu falei que é tudo que a marca faz? Então, é tudo mesmo!
Tudo que a marca faz deve ser pensado, estruturado, estudado e planejado de acordo com a imagem que a marca quer passar, de maneira que vá passar a mensagem desejada para gerar um sentimento positivo para TODOS os envolvidos.
E essa gestão de marca precisa ser de dentro para fora, começar com os donos da empresa, seus colaboradores e só depois com o mercado.
Comece aos poucos, e vá construindo, vá melhorando, e então partindo de você, compartilhando com os seus colaboradores mais próximos e espalhando o sentimento, o propósito, a ideia, o lifestyle, os valores e a estética da marca também.
Voltando ao branding
No entanto, ele é intangível, é um sentimento, uma sensação, experiências, lembranças, cheiros, sorrisos, memórias…
Logo, para construir um branding forte e bem feito, se pergunte sempre, antes de tomar qualquer decisão para a sua marca: Quais as sensações, experiências e sentimentos que você quer passar com a sua marca?
E esse foi o conteúdo de hoje, com algumas dicas de como construir um branding forte para tomar decisões de forma assertiva para a sua marca de moda. Lembrando que tudo que compartilhamos aqui com vocês, utilizamos com todos os nossos clientes. Então todo esse conteúdo vale ouro!!
Quem desenvolveu esse post?
Olá! Tudo bem?
Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.
Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.
Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.