A importância das cores para marcas de moda

Oieee! Bem vinda a YSSA! Nós somos uma agência de Marketing de Moda 360° composta por profissionais qualificados e dedicados. Nossa paixão é fazer acontecer todos os dias, causar o “Efeito UAU” para os nossos clientes, para o mercado e para os nossos alunos. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico dos nossos clientes até a execução dos projetos e redes sociais, além de criação de logos e naming para marcas de moda. Construímos junto aos nossos clientes e alunos uma história cheia de propósito e conquistas.

A cor é sensação

A cor é a primeira sensação que uma pessoa terá ao se relacionar com a sua marca, traz consigo uma série de associações emocionais.

A cor não possui matéria! Ela é uma sensação captada pelo nosso cérebro que decodifica as vibrações da onda que chegam aos nossos olhos devido a presença de luz no ambiente. Sem luz não existe cor.

Graças ao processo de evolução do ser humano, as cores comunicam ao nosso organismo muito mais do que podemos controlar. Por exemplo: Cores quentes trazem dinamicidade e agitação. Cores frias nos tornam mais calmos e pensativos.

A cor é atenção

Através das cores nós enxergamos o mundo. Elas chamam a nossa atenção, facilitando o reconhecimento e trazendo consigo valores prévios que podem levar à aceitação ou rejeição das marcas.

Em resumo realizado pela Quick Sprout, a cor aumenta em até 80% o reconhecimento de uma marca.

A cor é memória

A cor, como outros elementos, pode se tornar símbolo de uma marca e ajudar a fortalecer o seu branding.

As cores trazem consigo uma memória afetiva ligada a dinâmica do cotidiano, das relações culturais e das construções pessoais de cada pessoa. Então, ela pode ter significados diferentes de acordo com a vivência de cada pessoa.

Para que a cor se torne um símbolo forte da sua marca é necessário que ela seja fortalecida através de experiências repetidas nos pontos de contato com o seu público ou até mesmo trabalhada como fator agregador de valores de exclusividade para a experiência do cliente, como faz a Tiffany com o seu tão famoso azul N°1837.

Como escolher?

O mercado de moda é repleto de marcas que precisam chamar atenção e fidelizar os seus clientes. A escolha da cor para a marca pode ser um ponto de chave na sua estratégia de captar a atenção do seu cliente.

Existem dois critérios simples que você precisa levar em consideração:

  • Público-alvo e Persona: Qual cor melhor define seus valores e lhe diferencia da concorrência no ponto de vista dos seus clientes ou potenciais clientes?
  • Cultura: A cor possui significados diferentes dependendo da cultura em que está inserida. Qual é a sua e onde você quer estar inserido?

Não existe regra para o uso das cores!

Cada marca tem uma história, uma imagem. Você deve se ater às cores do seu universo de marca, mas isso não é inflexível.

Você pode sim utilizar de diversas cores em momentos diferentes. Você só precisa ter isso bem alinhado com o seu perfil, combinado?

Se você quiser testar combinações de cores para a sua marca, você pode usar o Color Suply – uma ferramenta gratuita super útil!

Quem desenvolveu esse post?

Olá! Tudo bem?

Eu sou Rayssa Thomaz, idealizadora da YSSA Marketing de Moda, uma agência de projeção nacional que atende marcas dos mais diversos nichos dentro do nosso segmento.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em gestão pela PUC/RS.

Há 10 anos tive minha primeira experiência como assistente de marketing de moda e soube que nunca mais largaria a área.

Desde então, já atuei como Gerente de Marketing de grandes empresas, através da YSSA ajudei mais de 200 marcas de moda de todo o Brasil a tornarem as suas marcas cada vez mais fortes, relevantes e lucrativas.


Quem escreve?

Rayssa Thomaz

Criadora e fundadora da
Yssa - Marketing de Moda

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